quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ó tempo volta pá trás

Enquanto li-a um blog que sigo assiduamente, senti algo muito especial. Algo sobre um momento que marcou a minha vida, pela positiva. Nesse blog, falavam de gorjetas. O que me fez lembrar? O meu primeiro emprego, isto já vai à 15 anos atrás. Vivia das gorjetas e de um ordenado muito fraquinho. Mas digo-vos, ganhava tanto ou mais do que ganho agora. Foram 5 anos fantásticos, cheio de momentos inesqueciveis e muitas malas carregadas. Sim, carregava malas num hotel. Não é desprestígio para ninguém e depois a nível financeiro, era compensador. À 15 anos atrás um chavalo ganhar duzentos e tal contos, quando o ordenado mínimo na altura era 52 contos, não era muito normal, mas muito bom. Só aceitava gorjetas de cem escudos para cima, se não deitava fora, jogava as moedas para piscina do hotel.
Dava mesmo gosto trabalhar assim, só o facto de carregar no botão para abrir a porta do elevador, 500 escudos, buscar dois melões ao carro 2 contos...2 contos naquela altura era muito dinheiro.
Depois nem sabia o que fazer ao dinheiro, comprava acções...tipo EDP.Ó tempo volta pá trás!!!
Mas foi uma experiência muito enriquecedora, lidar com o dinheiro, trabalhar equipa, responsabilidade...tudo necessário para o futuro.

7 comentários:

  1. E diz lá qual foi a maior gorjeta que recebeste! E já agora...qual era o hotel???

    ResponderEliminar
  2. Quer-me parecer que conheço esse tal blog =)

    Carregar malas num hotel não é desprestígio nenhum! Aliás, acho que nenhum trabalho, desde que honesto, é desprestigiante. E, ainda por cima, se recebias tanta gorjeta, só podia dar gosto trabalhar assim!

    Salvo raras excepções, ninguém começa a trabalhar no emprego dos seus sonhos. Cada um vai-se safando como pode, o que interessa é ir-se aprendendo e ganhando o suficiente para nos conseguirmos sustentar (e, segundo o teu post, acho que conseguiste as duas coisas).

    ResponderEliminar
  3. Sozinha, ganhei muito dinheiro, mas a experiência que adquiri é muito superior. Ribeiro, a maior gorjeta que recebi foi 10 contos, por meia dúzia de malas...mas não te esqueças, hoje pode não ser muito, mas à 15 anos atrás,era um balurdio...por umas malas.

    ResponderEliminar
  4. Mais de 1000 euros mensais há 15 anos atrás era mais que bom. Mesmo hoje em dia há muita gente que não ganha isso, infelizmente.
    Oh jiboia, 10 contos de gorjeta "pode não ser muito"? Quem me dera!

    ResponderEliminar
  5. Sim é muito, mas hoje em dia 10 contos gastas num instante, naquela altura, ui, durava e durava...

    ResponderEliminar
  6. Este é o primeiro comentário ao jiboia...apesar de o ler regularmente..Esses tempos de que falas foram engraçados, mt msm, ganhava 500 escudos para arranjar uma bola para os miudos jogarem, e uma vez ganhei 5 contos para ir buscar um anel a piscina na parte mais baixa tinha para aì 1.40 m..altamente.O inicio desse trabalho de verão marca tb o inicio da nossa amizade...és um gajo porreiro e um bom amigo!Grande Abraço e aparece!
    Mr. fields

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Mr.Fields é bom saber(já sabia) que tenho amigos assim como tu, 5 estrelas. Um abraçao forte.

    ResponderEliminar